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Marketing Multinivel

Marketing Multinível Ainda Vale a Pena?

marketing-multinivel-na-internetMarketing Multinível é sem dúvida o melhor método de alavancagem para colocar qualquer produto no mercado. Mas a pergunta é a seguinte: Será que ainda vale a pena? Após a explosão de cadastros e sucesso experimentado pela Telexfree. O Marketing Multinível passou a ser perseguido no Brasil. De tal forma que até o Ministério Público passou a ficar atento as novas empresas e constantemente surgindo bloqueios e perda de dinheiro por parte dos distribuidores (investidores) do negócio.

Para mim, a percepção não mudou. Continuo acreditando no conceito multinível. Porém com algumas ressalvas. A dúvida da maioria das pessoas quando vão escolher uma empresa de marketing multinível para atuar, é em relação a segurança. Ninguém quer perder dinheiro, ou investir tempo e dedicação e após pouco tempo a empresa não existir mais. Há algúns anos era mais difícil ter uma empresa de MMN, visto que sem tantas tecnologias. Só quem tinha bastante dinheiro podia ter um sistema que possibilitasse o gerenciamento do negócio através de remuneração multinível. Porém, de uns tempos pra cá. É possível encontrar sistemas por um preço bem acessível. Isso aumentou consideravelmente o número de empresas que optaram por atuar no conceito de marketing multinível.

O que é Marketing Multinível?

Foi bastante difundido no Brasil o termo “Pirâmide Financeira”. Também conhecido como esquemas ponzi. E é comum, confundir Marketing Multinível com Pirâmide Financeira. Ainda mais após os escândalos ocorridos em 2012 com: Telexfree, Bbom, Blackdever, Priples e outras. Porém, isso não pode descaracterizar o conceito de MMN.

Marketing Multinível é uma forma de distribuição de produtos ou serviços. Assim como o varejo e a venda direta, que são as metodologias mais utilizadas no Brasil. Uma empresa que opte por distribuir seus produtos e remunerar em multinível, deve recolher todos os impostos previstos em lei, assegurar-se que não haja ilegalidades na sua cadeia de distribuição. Isso por que, pelo menos hoje (segundo semestre de 2016). Ainda não existe uma legislação para regulamentar a atividade. Isso faz com que seja um negócio de alto risco, visto que em qualquer ação jurídica que a empresa venha sofrer, pode desencadear uma série de problemas em decorrência da falta desta legislação. Exemplo:

No Multinível, o produto é vendido no atacado para uma pessoa física que revende estes produtos no varejo. O grande problema disso é que uma pessoa física, não pode emitir nota fiscal. Gerando aí uma atividade ilegal e ainda gerando vínculo empregatício com o distribuidor. Inúmeras empresas atuam assim. Inclusive grandes empresas de MMN. Eles preferem correr o risco de sofrer uma ou outra ação trabalhista. Pois os distribuidores é a mola propulsora de impulsionamento do negócio.

E como saber se é Marketing Multinível ou Pirâmide

Para saber se uma empresa é MMN ou Pirâmide, outrora fazia-se o seguinte: Era observado se a empresa tinha produtos, geralmente físicos. Caso afirmativo, isso seria uma empresa de MMN, enquanto aquela que não comercializava nada, ou o produto era algo virtual, sem valor significativo caracterizava-se como pirâmide financeira. No fundo, sabemos que as coisas não são bem assim. Principalmente no Brasil. Enquanto não há ações, tudo bem. Porém, quando a empresa precisa ir diante de um juíz, sabe-se lá quais critérios ele utiliza para fazer este julgamento. Então, não basta simplesmente olhar se há ou não produtos na empresa para caracterizar-se como empresa séria de MMN, ou o contrário. Pirâmide Financeira.

O grande poder do Marketing Multinivel, é que despensa investimentos em publicidade. Visto que as vendas são feitas sempre para conhecidos (amigos e parentes). O distribuidor compra na empresa e revende na família. Agora, quais os critérios para saber se uma empresa é séria. Se é ou não viável fazer parte do quadro de distribuidores?

Veja bem, na hora de escolher tem que levar em consideração muitas coisas. Não importa mais se o produto é físico ou virtual. Mas veja se o produto tem valor relevante, ou é apenas para mascarar um possível esquema. Quem são os fornecedores desta empresa, de onde vem a matéria prima? Certifique-se de que ela realmente emita nota fiscal de todos os produtos, e o mais importante. Quanto tempo ela está no mercado e qual o feedback dos distribuidores a respeito da mesma. Veja se não há problemas de logística, atraso de pagamentos e burocracia para ter acesso a diretoria, caso seja necessário.

Segundo passo, caso considere fazer negócios com esta empresa. Veja se o produto te diz alguma coisa. Jamais venda uma coisa que você não compraria. É preciso amar o produto, conhecer e antes de tudo usar. Ser produto do seu produto. Isso vai potencializar seus resultados como distribuidor e consequentemente, aumentar seu faturamento.

Fazendo do jeito certo

Se quiser agir de forma mais clara e se proteger posteriormente. Não faça cadastro como pessoa física. Pois, a empresa vai reter um bom percentual da sua comissão para o imposto de renda. E sabe-se lá se ela realmente vai pagar isso. A sugestão é: Faça um MEI (Micro Empreendedor Individual) e se cadastre como pessoa jurídica. Assim, você protege a empresa, evita que ela retenha seu imposto de renda e você que fica responsável por recolher seus impostos.

Não vamos neste artigo, falar de maneira detalhada sobre as pirâmides financeiras, nem a passagem rápida das empresas de cotas, que surgiram em 2015, e sumiram na mesma velocidade. Mas para explanar de forma bem simples. Compreenda que as empresas que pagam mais, são mais atrativas. O problema acontece quando você acha que vai levar vantagem. Por que a empresa paga muito, digo (muitooooooooooooooo). E sem pensar de forma racional, ainda assim você se cadastra e ainda leva amigos com você. Sem sequer perguntar, de onde vem este dinheiro.

Uma empresa que, ao parar de receber cadastros ela não consegue sobreviver. Não é uma empresa de MMN. No marketing multinível, o maior lucro deve vir da venda de produtos para a rede. Então, mesmo que fique um período sem receber novos membros ela consegue sobreviver. Enquanto, numa pirâmide financeira a totalidade ou grande parte do faturamento vem da adesão de novos membros. O triste desta história, é que “as pessoas são um ativo limitado” se é que possamos chamar de “ativo”. Mas no MMN, acredite. A rede de distribuidores, é o maior ativo da empresa.

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Se gostou deste assunto e quer continuar lendo, veja o artigo abaixo:

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9 Comentários

  1. Fatima Tereza disse:

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  2. Tenho muitas dúvidas sobre marketin multinivel, acredito que seguindo o conteúdo do seu site terei sucesso. Obrigada por compartilhar.

  3. Milena Santos disse:

    Preciso aprender o marketing multinivel em um passo a passo, acredito que no seu site irei conseguir entender como posso iniciar nesse ramo. Obrigada pelo conteúdo entregue.

  4. Sabrina Kelly disse:

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  5. Otavio Rodrigues disse:

    Muito bom esse site, fico feliz de ter encontrado e agradecido por compartilhar conosco.

  6. Rafael disse:

    Muito bacana a matéria, Cirilo. Parabéns!!
    Estou nesse segmento há pouco mais de 3 anos e não me vejo fazendo outra coisa.
    Vale salientar que realmente você tem sim que ter postura profissional e pensar como empreendedor/empresário SEMPRE! Estamos no melhor momento do marketing de rede, portanto enxergue possibilidades excelentes se você tiver proposta de uma empresa sólida, com bons produtos e bom plano de negócio!

  7. sandra disse:

    Só agora depois de ler sua reportagem eu entendi o que é MMN. Muito bom.

  8. Almir disse:

    Hoje o marketing Multinível de venda direta de porta em porta esta sendo aos poucos modernizados, as frequentes atualidade na área da tecnologia fez com que o marketing Multinível evoluísse assim como as cartas foram trocadas por email e a moeda física esta sendo trocada pelo Bitcoin. Se pesquisarem mas a fundo uma das maiores empresas Marketing Multinível a Amway Corporation por causa do seu grande sucesso foi acusada de piramide financeira entre 1972 a 1975.

  9. Muito bom Gostei muito Do Seu Post

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