Google ou Facebook, onde anunciar?

 

Como_escolher_entre_Facebook_Ads_ou_Google_Adwords

Lembra daquela famosa frase: “Propaganda é a alma do negócio”, Então!

Com a internet ficou mais fácil e barato aparecer para seu cliente. Hoje não é mais necessário investir uma fortuna, contratar agencia de publicidade, porque todas as ferramentas necessárias para alavancar seu negócio estão ao alcance de um clique. Claro que se você é uma empresa ou não está disposto a investir tempo em pesquisa. Nesse caso é viável alguém que faça o trabalho pesado pra você. Aí vale contratar profissionais capacitados, ou mesmo uma agencia que disponha de todo aparato necessário para te levar ao estrelato.

Não importa se seu negócio é físico ou digital. Sem construir uma presença online você está fadado ao fracasso. Até alguns anos, era impossível falar de geração de tráfego sem falar de GOOGLE. Impressionante como esta empresa conseguiu alcançar tanta gente e de certa forma monopolizar o mercado de publicidade online. Hoje, lado a lado com o “gigante”, temos o FACEBOOK, a princípio uma rede social. Mas logo se tornou uma potência na arte de geração de tráfego e começou a assustar o “gigante”, o GOOGLE.

Então, para criar uma presença online e aparecer para seus potenciais clientes, é sugerido usar GOOGLE e FACEBOOK, e assim alavancar seus negócios.

As pessoas vêem estas duas empresas como sendo concorrentes. Mas isso não acontece de fato. E vou te explicar o porquê. Tanto o Google quanto o Facebook tem o poder de gerar tráfego para seu negócio. Eles podem te vender cliques, que é o que você precisa. Porém o processo de compra não é tão simples, e é dividido em várias etapas. Pesquisas apontam que um prospecto não se torna cliente no primeiro contato. Prospecto é aquela pessoa que você quer atrair para ver o seu produto.

Então perceba que diante disso, temos agora uma visão mais ampla. Não podemos enxergar pessoas como clientes, apenas porque clicaram no nosso link e visitaram nosso site. Agora, se concorda comigo que o processo de compra é divido em etapas. Vai entender que o GOOGLE encontra o prospecto numa etapa e o FACEBOOK mostra seu produto para o prospecto numa outra etapa do processo de compra.

Percebeu como é fantástico! As duas ferramentas se completam, ao contrário do que as pessoas pensam.

Vamos ver algumas dessas etapas; Mas antes, preciso te falar uma coisa muito importante. Que pode até ser considerada como a primeira etapa deste processo. Não iremos falar de escolha de nicho, pressuposto que já tenha isso em mente e já saiba qual produto vai veicular.

Mas vamos falar de públicos personalizados. O seu público, pra quem vai direcionar sua publicidade. Não adianta gastar milhões com propaganda se não tiver isso bem claro na sua mente.

Quem eu quero alcançar?

Faça essa pergunta pra si mesmo, e crie uma coisa que nós chamamos de Avatar. Figura ideal do seu cliente. Isso é muito importante, porque somente depois de saber pra quem vai falar, é que poderá definir quais linguagens, quais figuras utilizar para se comunicar com eles. Isso potencializará seus resultados e tornará suas campanhas mais profissionais.

Vamos criar um avatar para um mercado qualquer. Imagine que queremos vender Skates.

Temos uma linha de produção, produtos de boa qualidade e vamos veicular isso na mídia, usando as ferramentas disponíveis. Google Adwords, Facebook ADS, para impulsionar nosso negócio. Para definir nosso avatar, vamos analisar quais características predominam nas pessoas que gostam de skates, qual hobby, qual idade média, qual gênero, o que eles gostam de fazer, qual a média intelectual, qual classe social se encontram.

A partir daí conseguiremos criar a figura perfeita, que chamaremos de Avatar. E todas as campanhas que criar a partir de agora devem ser direcionadas para ele. Usar uma linguagem que identifique com ele. Se for gravar videos, apareça neles com roupas que criem conexão. O correto nesse caso é usar um modelo que se identifique, que gere simpatia com seu telespectador. Tudo isso com o objetivo de tornar suas campanhas relevantes e fazer com que gerem resultados positivos ao invés de prejuízos. Entendido essa questão, vamos agora para as etapas do processo de compra. Transformar prospecto em cliente. Essa é a nossa meta, lembra?

 

Mas isso numa próxima oportunidade. Então, coloque seu email aqui abaixo e receba com exclusividade. Faça parte da minha lista VIP.

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