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Gerar Valor é Mais Importante do que Gerar Lucro

Gerar Valor é Mais Importante do que Gerar Lucro

Gerar Valor é Mais Importante do que Gerar Lucro

Na hora de iniciar um negócio é muito importante um conhecimento prévio sobre o modelo a ser implementado. Seja através de experiência anterior, cursos de aperfeiçoamento, consultoria, não importa. Mas tenha em mente que sem conhecer a sua praça e a demanda existente para seu negócio é inviável iniciar a atividade.

Após isso, o que resta é a mão na massa. Ou seja, fazer acontecer e começar a gerar os primeiros resultados. Porém muito importante ter em mente que o lucro que seu negócio gera não é a coisa mais importante a ser estudada. Gerar lucro é muito bom, saber que sua receita foi maior que suas despesas te deixa numa situação confortável e otimista. E isso é muito bom. Mas quero que entenda que tem alguns fatores que devem ser levados em conta na hora de criar seu plano de ação.

Tenha sempre em mente a seguinte frase: “Gerar valor primeiro”. Isso tem um poder tremendo. Enquanto praticamente todos estão preocupados com lucro. São aqueles que entendem a necessidade de gerar valor que mais crescem e perpetuam no mercado. Isso parece besteira mas logo irá perceber que não é. Seu negócio precisa ter alguns pontos avaliados antes de pôr suas energias ali. Exemplo: Praça, Demanda e Escala. Na minha opinião são fatores que nunca devem ser desprezados. Pois a falta de informações a respeito destes itens irão definir até onde seu negócio irá.

Após avaliar Praça e Demanda e chegar a conclusão que é viável investir energia e dinheiro, vamos para o ponto que julgo mais importante. Escala, até onde seu negócio é escalável, perceba que isso está diretamente ligado a valor. Quanto maior o poder de escalar, mais pessoas serão alcançadas, maior impacto social seu negócio pode causar. Então se pensar junto comigo, chegaremos nós dois a conclusão que não vale a pena investir num negócio se ele não tem poder de escala.

Lucro é muito bom, concordo plenamente, mas chega um ponto que, se não tem escala, ele para de crescer e nesse ponto, seus esforços com ações para vender começam a ser mais árduos. O trabalho mais oneroso e seu ROI começa diminuir drasticamente e como você sempre esteve preocupado com o lucro, “óbvio que ele é a coisa mais importante do seu negócio”. Começa bater o desespero, pois todos os seus esforços para trazer novos clientes não geram os mesmos resultados que no início. E bate a dúvida; “O que estou fazendo de errado”?

Se você já passou por isso e não chegou a resposta para essa pergunta, vamos juntos analisar:

Perceba que suas ações precisam de mais atenção, por que seu serviço deixou de ser novidade no mercado. A recorrência é que faz a diferença num modelo onde a praça é pequena e a demanda constante. Mercado competitivo e agora suas ações não geram os mesmo resultados, diminuindo seu lucro e reduzindo o valor do seu negócio. Mas como mudar isso!

Muito simples. Seu negócio precisa ter escala e precisa pensar mais em valor do que no lucro. A Amazon, uma gigante mundial, que atua em todo o mundo vale no final de 2015 mais de 200 bi, Duzentos bilhões de dólares. Mas o que pouca gente sabe é que a Amazon não dá lucro. Se assustou agora né. Mas é exatamente isso, a única vez que a Amazon deu lucro, seus administradores fizeram uma reunião com os investidores e tiveram que pedir desculpas. E se você ainda não entendeu a razão do pedido de desculpas. Perceba que, se sobrou dinheiro em caixa. Esse capital poderia ter sido investido para gerar mais valor para a marca.

Claro que isso é uma situação atípica e muito bem planejada. E não estou aqui sugerindo que invista todo seu lucro em geração de valor. Mas no momento que seu foco for valor, isso fatalmente aumentará seus lucros e nunca acontecerá aquilo que vimos lá atrás. De ver seu ROI (Retorno sobre Investimento em Campanhas) diminuir drasticamente com o passar do tempo. Outro exemplo é o Instagran. Vendido por mais de 1 Bi, Um bilhão de dólares num momento delicado da empresa. Zero de lucros. É isso mesmo, uma empresa com pouquíssimos funcionários que não tinha lucro nenhum vendida por uma fortuna. Tudo isso porque soube desde seu nascimento. Gerar valor.

O que tem feito para aumentar o valor da sua marca?

Já avaliou o poder de escalabilidade do seu negócio? E a recorrência, não menos importante que os outros três fatores avaliados. Perceba que tão importante quanto vender, é vender de novo para o mesmo cliente. Então imagine se ao invés de fazer uma única venda. Transformar seu negócio num plano, onde consiga fazer uma venda recorrente. Um pacote onde seu cliente pague por mês, num contrato de 6 meses, 1 ano. Sei lá, mas o fato mais importante é que isso funciona. Talvez não para o seu modelo atual. Mas estou dizendo é que a recorrência é um dos segredos do sucesso de uma empresa.

 

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