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Marketing Digital

Especialista Em Vendas Online

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especialista-em-vendas-onlineEspecialista em Vendas Online

Será que um Especialista em Vendas Online, pode te ajudar? …Num mercado competitivo, pequenos diferenciais podem gerar resultados extraordinários. E aí começa a batalha por construir um negócio que tenha este tal “diferencial”. Porém, a grande verdade é: Com, ou sem diferencial. Grande parte dos grandes negócios de hoje, não existirão em alguns anos. Tudo isso por não transformarem a Internet na sua principal forma de atrair e vender.

Sabemos que todo plano de negócio  consiso deve ter de maneira bem clara. Como os produtos/serviços serão distribuídos. Qual conceito, logística. Qual praça e promoção usar para veicular no mercado. Entretanto, em tempos de Web 2.0, isso já não é mais o suficiente. A forma de vender, continua a mesma. Mas o consumidor muda todos os dias seu hábitos e forma de pensar e agir na hora da compra.

O que fazer então, para se destacar?

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Para expor uma marca na mídia, há pouco mais de uma década. Usava-se principalmente: Jornal, Rádio, TV, Revistas, Etc.. Com a chegada da internet a publicidade passou por mudanças consideráveis. Hoje, pagamos por clique, para levar nossa marca para o consumidor. Outra fator muito relevante oriundo da internet é o poder de mensuração. Ficou muito mais fácil ter um “raio x” de uma campanha. Com informações praticamente impossíveis de serem obtidas divulgando em mídias convencionais.

É exatamente aí que entra o Especialista em Vendas Online. A princípio, ele é apenas um profissional que domina as ferramentas de Automation Marketing. Pois, com os novos conceitos, surgiram também diversas possibilidades de inovar na forma de atrair, consolidar e vender. Para isso surgiram uma infinidade de ferramentas que facilitam o trabalho do profissional de marketing ou publicidade.

Mas vale ressaltar que o EVO ”Especialista em Vendas Online”, não é apenas um cara que domina as ferramentas. Mas precisa entender de negócios. Como construir, como vender, como gerenciar. Precisa de um conhecimento maciço de gestão de recursos. Afinal, ele será o seu consultor de negócios. E não somente um analista de ferramentas de marketing.

Como um EVO pode te ajudar?

Tradicionalmente conhecemos o marketing direto, ou “um a um”. Ou seja, o prospect é atraído diretamente para o produto, através de uma oferta ele decide se compra ou não e encerra-se o ciclo. O mercado de varejo funciona assim e inúmeros outros segmentos seguem na mesma linha. Com a nova geração de publicidade onde pagamos por clique. Logo percebemos que é inviável mandar um prospect para uma oferta e nunca mais vê-lo, caso ele não faça a compra. Afinal de contas, qualquer especialista sabe que após este “possível cliente”, ter mais contatos com a oferta a possibilidade de converter aumenta consideravelmente. E usando as técnicas convencionais. Ele vê a oferta e caso não faça aquisição, não será alcançado novamente.

Remarketing

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No remarketing é possível trackear um usuário. Desta forma, ao clicar numa oferta e não adquirir o produto, assim que ele tiver navegando numa rede social ou em outros sites que tenham blocos de propaganda. Sua campanha aparece novamente para este prospect. Supondo que ele tenha deixado para comprar depois e tenha se esquecido. Não deixará passar a oportunidade novamente. As grandes marcas gastam fortunas com inserções na TV em horário nobre com o simples intuito de fortalecimento de marca. Isso é feito na internet com investimentos infinitamente menores e com resultados incrivelmente melhores do que na forma convencional.

Email Marketing

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Outra forma de lembrar um prospect, sobre uma oferta, aula ao vivo, promoção ou qualquer outra coisa; é por email. E mais uma vez os anúncios na internet tem extrema vantagem sobre os métodos convencionais. Pois é possível, ao criar uma campanha. Não mandar o prospect direto para a página da oferta. Ao invés disso, mandamos para uma página onde ela verá uma chamada da oferta e é necessário inserir o email, para somente depois ir para oferta. Esta técnica não se aplica para todos os tipos de negócios. Mas vale analisar caso a caso. Outro método de capturar emails é através de “box de captura” dentro de artigos, no topo do site. Ou Pop-up’s que se abrem discretamente sugerindo ao usuário inserir seu email para receber algo em troca.

Utilizando um auto-responder, assim que o email do seu prospect é inserido na página de captura ou formulário. Ele cai direto numa lista e por sua vez, tem uma sequência de mensagens pré-configuradas para serem disparadas dia após dia para esta pessoa. Assim, conseguimos, além do remarketing, a possibilidade de conversar com nossos possíveis clientes através do email, sem fazer SPAM. Essa ferramenta é utilizada para gerar engajamento com as pessoas que viram sua oferta, não compraram, mas colocaram o email. É a oportunidade de falar sobre o produto/serviço. Gerar valor e fazer outra oferta posteriormente. Com possibilidades de conversão extremamente maiores.

Redes Sociais e Mecanismos de Buscas

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Vale lembrar que os melhores lugares para atrair futuros clientes são as redes sociais. Uma pesquisa recente sobre comportamento das pessoas na internet, mostrou que elas navegam em apenas 4 ambientes, sendo Redes Sociais um dos principais. Aonde o internauta passa mais tempo. Porém, um grande erro que as pessoas cometem, é tentar vender ou entregar ofertas dentro destes ambientes. Facebook, Instagran, Twitter são lugares que as pessoas estão para se divertir, passar o tempo, bater papo. Não estão interessadas em comprar ou resolver problemas ali. Imagine você numa cafeteria num shopping, as pessoas conversando descontraídas e você chega para vender alguma coisa. Dificilmente conseguirá atenção. Pelo simples fato de que as pessoas não querem ser interrompidas no seu momento de lazer.

O mesmo acontece nas redes sociais. É possível vender muito usando estas redes. Porém, devemos atrair o futuro cliente por ali, somente isso. Se ainda não entendeu, vamos lá. No facebook, por exemplo. Deve criar uma campanha que tenha o único intuito de capturar o email ou trackear o usuário. Pode até mandá-lo para a oferta após a captura do email. Porém, sua taxa de conversão não vai ser satisfatória. O principal objetivo de uma campanha numa rede social deve ser “captura de dados” para relacionamento posterior. De posse da lista, ou tendo o usuário trackeado com um pixel de conversão ele passa a ver seu anúncio, por onde navegar ou receber seus emails da maneira que configurou para serem enviados. Isso gera autoridade para sua marca e cria engajamento com seu prospect. Aumentando a taxa de conversão.

Como aparecer na SERP do Google?

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Outra forma bastante interessante de vender na internet é através das buscas orgânicas. Nas redes sociais, nós encontramos os prospects e “capturamos” para relacionamento posterior. Enquanto na busca acontece o inverso. Nós é que somos encontrados. Após sentir uma necessidade ou desejo por algo. O usuário vai para o Google  e procura. E navega na SERP procurando algo interessante nos resultados mostrados. Mandar o futuro cliente, neste caso, para uma oferta, já tem por sua vez uma taxa de conversão muito maior. Pelo fato de ser um tipo de prospect que está numa etapa diferente de processo de compra. Este tipo de pessoa já decidiu comprar, basta apenas ser convencida para tomar a decisão.

Utilizar a busca orgânica para vender, é simplesmente a mágica de todo negócio que busca sucesso na internet. Afinal de contas, o investimento em campanhas é ZERO. O problema aí é que assim como você. Seus concorrentes também querem aparecer e começa literalmente um “oceano vermelho”. Uma batalha para disputar os resultados das pesquisas orgânicas. Particularmente fico impressionado com algumas coisas que vejo na web. Empresários querendo aparecer nas buscas. Porém, com um pensamento completamente equivocado sobre regras e preceitos para conquistar um posicionamento.

Algumas pessoas acham que para  ser indexado no google, precisa contratar um programador que vai de certa forma “hackear” o mecanismo e inserir sua página lá dentro como se fosse mágica. Entretanto, isso não existe. Aparecer no Google, tem mais a ver com marketing do que programação. Por isso falei lá atrás que o EVO “Especialista em Vendas Online” precisa entender de negócios. Só assim, conseguirá ter um sucesso e vender todos os dias. Utilizando todos os meios possíveis e otimizando os resultados.

Site ou Blog,  Duvida Cruel

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Muitos empreendedores que vão iniciar na web, ficam com dúvida na hora de escolher ter um site, ou fazer um blog. Pois bem, acima falamos de “aparecer na serp do google”. Estar indexado para diversas palavras chave e assim conseguir gerar tráfego orgânico. Então, como faço para saber o que é melhor para o meu negócio. Site ou Blog.

Os blogs se modernizaram e tem aparências profissionais com centenas de opções e layout’s que obviamente algum deles, atentederá perfeitamente à sua necessidade. Já adiantando a resposta. Você tem que ter um blog, não importa seu negócio. A pergunta é: Ter um blog e um site ou só um blog? Tráfego orgânica vem das buscas, e cada página do seu site geralmente fica indexada para uma palavra chave. É relativamente mais complicado atualizar um site do que um blog. Isso faz com que, geralmente um site tenha poucas páginas. Sendo assim, estará posicionado para poucos termos, e consequentemente, se não conseguir palavras com um alto volume de buscas, não conseguirá muito tráfego com seu site, vindo das buscas orgânicas.

Enquanto, atualizar um blog é mais simples. Qualquer pessoa consegue. E fazendo 2 artigos por semana, em pouco tempo terá 50, 100, 200 páginas no seu blog. Cada uma indexada para uma palavra chave. Vamos supor que cada termo, envie 50 pessoas por mês para seu blog. Logo terá dezenas de milhares de visitantes todos os meses vindas do Google. Conseguir isso com um site, é uma tarefa árdua e muito mais complicada. Por isso, o próprio Google, recomenda que seu site ou ecommerce tenha um blog. Para que haja produção regular de conteúdo.

Máquina de Vendas

Infographics background network communication. Concept Internet comunications. Set icons

A primeira missão de um “EVO”, ao ser contratado é gerar presença online para o cliente. Usando os canais já citados: Redes Sociais, Emails, Mecanismos de Busca. Porém, gerar fluxo de visitantes num site e não fazer vendas, não é interessante para ninguém. E o trabalho de otimização e adaptação de um negócio para ter uma presença online que gere resultados expressivos não acontecem da noite para o dia.

É aí que entram as Campanhas de Vendas Online. Elas têm o poder de gerar vendas instantaneamente e o “EVO”, geralmente é um especialista em criar campanhas que vendem todos os dias. Usando todo o poder da web, é possível integrar tudo às campanhas. Ou seja, criar o que chamamos de “Máquina de Vendas Online”. Unindo: Remarketing, Facebook, Funis de Engajamento e Páginas Otimizadas para converter e gerar vendas e muitas outras ferramentas.

Um trabalho bem feito, é aquele que entrega resultados a longo prazo. O “EVO” irá te entregar um alto volume de visitas/mês vindas de mecanismos de busca, redes sociais, email e outras fontes. Sem que haja custo por clique para receber estes visitantes no seu site. Enquanto não alcança esta autoridade e relevância para tal feito. Seu negócio vai vender todos os dias com campanhas otimizadas, organizadas com maestria por este profissional que é cada vez mais reconhecido no mercado.

Caso queira, inteiramente GRÁTIS uma análise de presença online do seu negócio. Solicite no link abaixo:

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3 Comentários

  1. Anderson disse:

    Gostei do conteúdo, eu também estou ai neste
    caminho do marketing digital, quanto mais informação
    compartilhada melhor, tanto para quem compartilha
    como para quem recebe a informação.

  2. Brad disse:

    Trabalhar em casa e online é um sonho para mim. Mas vejo agora que isto é possível. Obrigado por me fazer enchergar esta oportunidade.

  3. Parabéns pela matéria.

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