Posicionamento do seu site nos mecanismos de busca.
Mais especificamente de uma técnica conhecida como Link Building ou Back Links. Antigamente os mecanismos de busca tinham uma ferramenta que fazia a varredura nos sites em toda a web para conseguir entregar o conteúdo para os usuários que solicitavam através das buscas.
Esta ferramenta fazia o seguinte. Sempre que um usuário fazia uma busca, por exemplo: “Marketing Digital”. O Robô começava uma varredura em site por site, e saia no código procurando por esta palavra chave. De tal modo que os artigos que mais repetiam aquela expressão eram mais bem posicionados e mostrados para o usuário. Logo isso se tornou um problema, porque começou um verdadeiro SPAM de palavras chave. Tornando o conteúdo pobre e chato pela repetição das palavras. O importante agora, não era entregar conteúdo de qualidade, mas sim, aparecer nos resultados de busca.
Como Melhorar o Posicionamento do seu Site
Foi aí que o Google, na verdade, um de seus fundadores. Lary Page, teve uma grande ideia e criou o Page Rank. A grande sacada deste algoritmo era o seguinte. A partir da agora, não importa mais a quantidade de vezes que o termo é repetido na página, mas sim. O que outros sites estão falando sobre ele. A reputação junto a vizinhança agora é o que determina quem aparece nas primeiras posições.
Veja que, sempre que outro site na web tem um link apontando para você. Isso é bom, pois aumenta o seu Page Rank e isso melhorou consideravelmente a qualidade dos conteúdos que agora não tinham mais o foco em simplesmente repetir e repetir as palavras chaves para ter um bom posicionamento e começou e revelar o Google para o mundo.
Só que o ser humano sempre dá um jeitinho, e começamos a ter nessa época um sério problema. Por que vários sites começaram a vender links, outros por sua vez, criavam o site da sua empesa. E logo em seguida criavam centenas de sites fakes, somente para ter um link apontando para seu site e o Google começou cair em descrédito até que surgiu um cara chamado Google Panda. Ou melhor outro algoritmo.
Google Panda
O Google Panda veio para acabar com o Spam de Links, pois a partir desse momento o que importa não é apenas a quantidade mas sim a reputação do link que está apontando e começou-se a transferir reputação. Particularmente acredito que isso levou a web para um outro nível. Para você entender, funciona mais ou menos assim. Você acabou de criar um site, e digamos que ele tem um Page Rank 1, eu tenho um site que já tem um Page Rank 5. Quando o meu site cria um link, apontando para o seu é automaticamente transferida a minha relevância para o seu site. Melhorando drasticamente o seu posicionamento e reputação junto ao Google.
Estar nas primeiras posições das páginas de pesquisa dos buscadores é determinante para o crescimento do seu negócio. Por isso é importante entender o processo de indexação e muito cuidado para não sofrer punições. Por exemplo: Da mesma forma que uma boa reputação é transferida para você. Caso um site que use de Spam, ou Black Hat, aponte um link para seu site, você será punido. Então vale o cuidado de sempre monitorar. Dentro do Google Webmaster tem a possibilidade de ver quais links apontam para seu site, e caso perceba que algum link ali não é bem intencionado, ou possa te prejudicar deve ser removido imediatamente.
Conteúdo Duplicado
Outro detalhe que o Google bateu forte em cima foi a geração de conteúdo duplicado. Hoje é rapidamente identificado e punido. Isso derrubou muita gente, pois o cara ia lá, copiava um conteúdo na internet e pelo fato de entender de SEO conseguia indexar rapidamente e aparecer nas pesquisas. Agora todo conteúdo gerado tem que ser relevante e tem que ser único. Não tente nem sequer buscar conteúdos em outros idiomas e traduzir que o robô do Google vai identificar, não irá indexar seu site e ainda será punido.
Quando o assunto é posicionamento nos mecanismos de busca, o que vale mesmo é a paciência. Pois não vai ranquear da noite para o dia, geralmente é um trabalho árduo. A grande vantagem é que estar no topo de forma orgânica faz seu negócio alavancar muito por vários motivos. Um deles é que conseguirá clientes sem ter que comprar cliques, outro detalhe é que a autoridade do seu site cresce junto aos mecanismos de busca e junto aos seus clientes que sempre te veem no topo.
Para saber mais sobre este assunto, leia esse outro artigo que ensina a pôr seu site no topo do google:
Clique aqui: http://goo.gl/fszI1v